Dia do índio? Não pra mim!

por Eliton Rufino

DIA DO ÍNDIO? NÃO PRA MIM! MAS SIM, DIAS DAS CULTURAS INDÍGENAS.

Eu tenho uma certa experiência com 5 comunidades indígenas do Brasil, e em meio as conversas, sempre que os questionei sobre ”o dia do índio” eu escutava “NÓS NÃO CONCORDAMOS COM ESSA MANEIRA QUE É REALIZADA”

Então não devo trabalhar, especificamente, o dia 19? Mas foi criado em 1940 conjuntamente com lideranças indígenas. Mas as atuais lideranças, em sua grande maioria, não coadunam mais com esse dia. Então, devemos pensar num processo menos fragmentado e a-histórico.

Menciono, aqui, a relação, forma e até mesmo os processos didáticos com que, ainda, tratam-se diversos conhecimentos relacionados à diversidade étnico-racial no Brasil e, neste ensejo, a(s) cultura(s) indígenas, ou seja, tratadas na forma de ‘’datismos’’ (SEÁRA, 2015, p. 1001)

Quando me perguntam sobre como trabalhar a cultura indígena na educação infantil eu logo falo: COLOQUE UM ”S”. Coloque um S, como assim?

É preciso mostrar aos alunos, desde pequenos, que não existe uma cultura indígena, mas sim culturas de diferentes povos, com línguas, costumes, pinturas, cantos, moradias diferentes. Além disso, é preciso mostrar que os indígenas não vivem, atualmente, apenas em aldeias tradicionais. Eles vivem em cidades, no interior, no meio das Brs etc.. Eles usam celular, tablets, tem internet, facebook… e não é por causa disso que deixam de ser Xokleng, Guarani, Pataxó, Yanomami, Bororo.

É preciso, antes de mais nada, conhecer mais das culturas para traze-las às nossas crianças. Por que não começar com as culturas da nossa região?

PARA CONHECER MAIS MEU TRABALHO, CLIQUE AQUI  E VEJA MEU ARTIGO.

Um grande abraço.

Atenciosamente, Eliton Rufino

MEUS MATERIAIS ESTÃO TODOS ABAIXO, Convido-te a conhecer!

1º 10 ATIVIDADES MUSICAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: COM ÁUDIOS PARA BAIXAR Nesse link> https://bit.ly/2r4pKzf

2º LIVRO ”MÚSICAS DE ACOLHIDA P/ ED INFANTIL” : 4 MÚSICAS + 4 INSTRUMENTAIS PARA RECRIAR Nesse Link> https://bit.ly/2WQQjq6

3º Livro impresso ” o meu amigo eu vou respeitar” Nesse link https://www.elitonrufino.com.br/livro-o-meu-amigo-eu-vou-respeitar-mais-cd/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário