REPOUSO/SONINHO. A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

por Eliton Rufino

As crianças voam, vão criando asas e, assim, gastam o seu maior combustível: a curiosidade de descobrir o mundo.

Quando chega o momento de pousar/aterrissar para reabastecer, percebemos que a pista deve estar bem preparada, deve acolher para que se reenergizem.

Você e eu, não somos menos professores e menos importantes quando estamos nas rotinas, quando os colocamos pra repousar, dormir, comer, trocar…

Você e eu, professores de educação infantil, precisamos ter a exata noção do que é participar e estar presente nesses momentos diários..

Transformar esses momentos, que são diários, em possibilidades de (com)viver, amparar, e dar valia à criança, é algo complexo e extremamente desgastante, mas é NECESSÁRIO.

Prof. Éliton Rufino no chão da escola

Dar goela à baixo; apressar o que não pode ter pressa, querer correr quando ainda não se sabe andar. É essa automação/automatização e falta de espanto que precisamos estranhar.

Rotinas estão aí. Podem ser rotineiras, hiperrepetitivas e desgastantes. Mas podem e devem ser o encontro entre viver a vida e sentir-se acolhido.

Prof Eliton Rufino

Siga-me no instagram: https://www.instagram.com/elitonrufino/

Você também pode gostar

1 comentário

Jéssica De Lima Souza 18 de novembro de 2020 - 10:06

Admiro seu trabalho e seu amor pela educação, me faz acreditar que como futura professora posso realizar transformações e fazer parte delas, muito obrigada por todo o material a qual nós tem oferecido como instrumento pedagógico para sala de aula.

Reply

Deixe um Comentário